quinta-feira, 26 de abril de 2012

Das decisões

Obrigada a todas pelas vossas palavras. Normalmente não partilho este tipo de energia com ninguém, prefiro transparecer só os meus 'melhores momentos', e deixo de escrever quando estou numa fase complicada. Desta vez decidi aceitar o que sentia e escrever, por mais "parvo" que fosse parecer, ou por mais desconfortável que fosse para mim ou para quem me costuma ler. Sou humana e estes momentos também fazem parte de mim.
Foi um pedaço humano de mim que deixei ali no post de baixo.

Querer mandar tudo para trás das costas, desistir ou achar que nunca lá vou chegar, faz parte de um processo por si só complexo e que se calhar muitas de vocês conhecem. Tomar uma decisão é simples, tanto que tomamos centenas delas por dia, incosciente e conscientemente. Mas assumir perante nós mesmos uma mudança drástica em termos comportamentais é algo que só acontece uma vez na vida, tanto que já estive num peso saudável e voltei a engordar, ou seja, por mais que me tivesse convencido a mim mesma que na altura tinha realmente feito o 'clique', isso não aconteceu. Foi um processo interrompido, no qual me perdi no meio de pressões e projecções sobre o futuro, sobre como eu tinha de ser daqui a 2 meses, ou quando chegasse ao peso X e Y, sem nunca parar para me olhar ao espelho e ver que estava saudável, que tinha conseguido, que naquele dia eu estava no meu melhor.

Nunca estava no meu melhor, o meu melhor era sempre daí a 2 meses. Não me aceitei e pressionei-me de tal forma que agora (ainda) acho que só à pressão é que lá se chega, sem ver a realidade que a auto-pressão e perfeccionismo é o que muitas vezes nos faz desistir quando há uma falha minúscula. Perdido por 100, perdido por mil. E o pior é que andei a enganar-me e a pregar durante imensos posts, que acreditava no "agora", que a meditação era o mais importante para aperfeiçoar tudo isso, que não ia perder-me no passado ou futuro, nem deixar-me vencer quando a minha rotina fosse abanada.Quando na verdade, parei de meditar, comecei a pesar-me todos os dias novamente, comecei a projectar metas irreais e a esquecer-me de mim, neste momento. A euforia, o trabalho e a minha mente cheia distrairam-me bem do que mais importava.

Há algo que felizmente ainda não perdi completamente e isso é o respeito que tenho pelos meus ideais, a regra de ouro que tenho é "não me pisar nem por nada nem por ninguém" e acho que aí nesse "ninguém" devo incluir a partir de agora, eu mesma. Há uma decisão que tenho cumprido bem, que é a de não comer carne. Não me custa porque simplesmente não me deixo matutar sobre isso, é o que é e ponto final. Se numa mesa de família só tiverem feito arroz, salada e bifes grelhados, por mais que me digam que é uma receita especial e que é muito importante para eles que eu experimente, eu sei (tal como sei que o branco não é negro e vice versa) que vou comer arroz com salada sem pestanejar. E sei que isso não me vai custar nada, porque eu não vou sequer perder tempo a pensar duas e três vezes. A decisão já foi tomada e sigo com a minha vida tranquilamente no que respeita a isso.

Analisei-me em relação a esse aspecto, porque acho que é um bom exemplo de que eu consigo assumir uma decisão perfeitamente e que não nasci para falhar continuamente, nasci para aprender. Sei que isto é simplesmente um ciclo vicioso e que eventualmente hei de perceber que a chave para sair está debaixo do meu nariz. Tal como não comer carne, eu posso perfeitamente comer de forma saudável, equilibrada, sem compulsão, sem extremos, tal como não fumo e não bebo café, nem bebo alcool diariamente, por mais que tenha um mini bar em casa para quando há visitas. Tenho de associar este tipo de comportamento à comida, é a única maneira.

E talvez só consiga resultados mais consistentes quando efectivamente parar de matutar tanto sobre o assunto e de que o verão vem aí e de que queria ter 70ou 60kg, que já devia ter perdido X e que se perder Y por semana, chego a Z no final do mês. É ridículo. Não estou a juntar dinheiro para comprar um objecto qualquer, estou a tentar viver de forma saudável e isso acontece agora, se eu me permitir.
Enfim, falar é fácil. Mas foi esta a conclusão a que cheguei hoje, depois de chorar e de me debater com tudo isto. 

É um passo válido e isso já me faz sentir melhor. 
Obrigada por tudo, de coração.

D.

7 comentários:

  1. Obrigado pela tua sinceridade. É assim que se começam os processos de mudança - enfrentar os nossos demónios e a realidade.
    Eu tenho um peso normal e o que me interessa mais é manter o equilíbrio e nem sempre isso é fácil porque a minha história de o abuso de comida já vem de longe, mas sinto que ano após ano vou melhorando esta realação.
    Eu não como açucares há mais de um ano e no principio foi desgastante estar sempre a dizer que não e a explicar. Presentemente, os que têm algum tipo de relação comigo, já nem insistem ou perguntam. Até me chegaram a dizer "fiz este bolo especialmente para ti!". Como era alguém que estava a par da minha opção, a minha resposta : "pois, temos pena, mas já devias saber que eu não como". Não podemos deixar de optar pelo que acreditamos só porque não queremos magoar os outros.
    Muita força!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Não sei se alguma vez por aqui tinha passado, mas li os últimos post e revi-me em tantas coisas, nas pressões, no perder x ou y para chegar ao verão com z...isso só me criava stress que "ajudava" a comer o que não devia. É preciso acreditar em nós, querer muito e fazer por isso diariamente. O inicio é extraordinariamente difícil, depois passa a rotina e os resultados deixam-nos tão bem! Acredita em ti, pensa em ti e naqueles que gostas e vais conseguir. Beiinhos

    ResponderEliminar
  3. que grande desabafo, independentemente do conteúdo adorei a forma em como te abris te connosco !
    acredita em ti ! luta, se o quiseres verdadeiramente vais smp encontrar forças para o conseguir ! a sério!
    beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Impressionante!

    A ideia geral deste post poderia bem ter sido escrita por mim.

    Tens toda a razão. Temos um barzito em casa e não caímos na tentação de ir beber as garrafas que lá estão. Então porque caímos sempre na tentação de devorar a despensa e o frigorífico.

    Temos mesmo que mudar as mentalidades!

    O que me adianta estar a perder peso? Um dia mais tarde deito tudo por terra....

    Obrigada por este teu post.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tens um selinho para ti no meu blog querida :) Estou sempre a torcer por ti*

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Gostei muito de ler o teu post. Apesar de se notar que estás numa fase menos boa, eu senti que este post servir de certa forma para desabafares tudo o que te está a deitar abaixo. Tens de pensar que ninguém está a correr atrás de ti. Eu percebo o gozo que dá ver resultados rápidos, mas isto não é uma competição. Tens toda a vida para seres a pessoa que queres ser, porquê violentares-te ao ponto de exigires tudo ao mesmo tempo? Vai com calma, faz pequenas mudanças, luta por aquilo em que acreditas e eu acredito que vás conseguir atingir os teus objectivos :D

    Beijinhos, bom fim-de-semana e muita força :)

    ResponderEliminar
  7. Oieeeee!!
    Demoreiii mais cheguei!
    Ainda não li seu post!
    Retorno para ler!

    Sou sincera viu?! Não gosto e deixar palavras: Isto aí! Vc é forte! e tais... so quando leio mesmo!

    Beijos!
    Lia
    DDD*

    ResponderEliminar