quinta-feira, 12 de julho de 2012

Conclusões e novos apontamentos

Pois, num único dia realmente perdi praticamente 1kg a fazer refeições sem hidratos nem fruta, mas a verdade é que comecei literalmente a ficar doente ao fim de algum tempo. Com tonturas, suores frios, dores de cabeça inexplicáveis. Assim que comi um pouco de fruta melhorei substancialmente, tal como um pouco de hidratos. Portanto, não. Não funciono bem sem TODOS os nutrientes. Em 3 dias ganhei tudo de volta com bonus de 300 gr.

Por isso, decidi mudar de estratégia. Já percebi que o meu corpo só lá vai com alimentação completa, sem privações alimentares (falo de comida a sério e não de coisas industrializadas), mas acima de tudo com exercício quase diário. Ontem ganhei coragem no ginásio e fiz algo que já não fazia há muitos meses, vá-se lá saber porquê, tendo em conta que sempre me fez bem e sempre me fez sentir coisas que nunca senti antes, ontem apaguei da minha cabeça a ideia que não conseguiria correr por causa do peso e da falta de resistência e subi para a passadeira. Corri 5 minutos seguidos e apesar de não conseguir mais, fiquei eufórica. Foi como se algo em mim acordasse e disse para mim mesma "amanhã corro mais 2 minutos e assim sucessivamente". Assim foi, hoje corri 7 minutos e amanhã planeio já correr pelo menos 9 minutos seguidos e por aí em diante.

Correr sempre foi o meu medicamento contra todos os males, por alguma razão parei de correr porque tinha engordado, tinha parado com o gym e estava numa zona pouco ideal para corrida de rua e deixei-me andar. Já no ginásio, reinou a vergonha e a crença de que não iria aguentar nem um minuto. Bolas... Porque não deixar-me de tretas e, aos poucos, aliar a corrida à perda de peso, mesmo estando com pouca resistência e ainda com muita coisa a abanar? Nem pensar, agora já não volto atrás. Corrida com ela!! :)

A nossa menina Pizza tem-me inspirado no que respeita às massas integrais (arroz não consigo comer integral) e ao pão mais escuro, por isso vou introduzi-los mais frequentemente e tentar evitar os brancos (ou comer menos quantidade - nada de privações). A fruta, lamento, mas terá de existir - é dela que o meu corpo vai buscar muita coisa boa. E se puder evitar os açúcares refinados, acho que o açúcar da fruta não me vai fazer mal nenhum (3 peças por dia, por vezes 4 sem misturas).

Em relação ao sono, tenho tentado ao máximo dormir 8h seguidas, não ponho o despertador porque já sei que vou acordar sempre mais cedo, e quando isso acontece, tento fechar os olhos e pensar em algo sereno até adormecer novamente. Em parte, dormir 4 ou 5 horas também contribuiu para a escalada do meu peso e isso tem de parar.

Faço anos no domingo, consigo almoçar e jantar em casa, mas no resto do dia trabalho. Na segunda igual, mas na terça folgo e farei a minha festa de aniversário. Neste caso serão dois dias de festa e em que sei que vou comer coisas mais calóricas, mas não vou investir no sentimento de culpa, muito pelo contrário, vou investir no prazer pela comida e parar quando sentir que estou bem. Sem exageros sem misturar 'águas' até porque antes e depois desses dias, todos os meus males de dentro desta cabecinha ficarão na passadeira do ginásio.

Finalmente, começo a respirar um pouco. Já me fazia falta, um pouco de PAZ e auto-estima :)

Bjs





7 comentários:

  1. Olá

    Sabes que eu te entendo perfeitamente? Agora só precisas de seguir o que determinaste para ti.

    Eu fiz dezenas (centenas) de tentativas até encontrar aquilo que resultava comigo.

    Boa sorte para esta nova fase. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Dany.
    Já sabia q isso ia acontecer. Ninguém vive bem, fisicamente, sem hidratos, mt menos ninguém em feliz com uma alimentação desse tipo. O nosso corpo precisa de tudo! E tu sabes q mesmo a comer um pouco de tudo, se praticares exercício e deixares os fritos e açúcares refinados de lado, consegues emagrecer! Por isso não quero medidas drásticas, ok?

    Tenho a certeza q domingo vai ser um óptimo dia :D
    Fazer anos a 15 de julho, que maravilha!!!! eu faço mesmo no inverno!:)

    beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  3. eu também já experimentei e apesar de ter emagrecido, custa muito ficar sem fruta (principalmente). E na minha honesta opinião a fruta é essencial mesmo, a qualquer dieta. Também como umas 3 ou 4 por dia, e adoro. Tento também comer poucos hidratos dos restantes, fico pela aveia ao pequeno-almoço e de vez em quando uma batata assada ou pão escuro. Ainda bem que fizeste essa experiência, assim sem dúvida adquiriste mais conhecimento sobre ti própria ;) **

    ResponderEliminar
  4. Olá Dany :)

    Não há qualquer razão para não comeres hidratos ou fruta, muito pelo contrário porque estás apenas a privar o teu corpo da sua principal fonte de energia!

    Em relação aos produtos integrais também não deves abusar deles: a ingestão de produtos integrais bloqueia a absorção de alguns nutrientes, por isso recomenda-se que se vá misturando hidratos de carbono integrais com refinados ;) Pode parecer um conceito muito estranho, mas é verdade ;)

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  5. Merecias um puxãozinho de orelhas, sabes bem que sem os nutrientes todos nem tu nem ninguém se safa! Tu sabes como o teu corpo funciona, e consegues atingir as tuas metas, eu já assisti :) Não desistas e ainda bem que voltaste a correr, é sem dúvida motivante!

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  6. Pois bem... ainda bem que recuperasse a consciência, e voltasse a alimentação saudável. Não que vc é desajuizada... sei que foi um expritmento, mas, percebou que não fez bem ao seu corpo. E logo percebe que ir ao ginásio alimentar-se bem, faz-te bem!
    Continue assim linda!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Não querendo com o que se segue dizer que low-carb é o ideal para ti, só queria dizer-te que isso que sentiste é normal e temporário, chama-se "low carb flu" e é apenas o corpo a habituar-se a usar a gordura como fonte de energia em vez do açúcar. Pode durar até 3 semanas mas normalmente dura menos. Mais info em: http://www.marksdailyapple.com/low-carb-flu/#axzz28Kuk04nH

    Já fiz uma alimentação low carb e esta fase não chegou a durar uma semana. Mas também sentia demasiada falta da fruta, e... meh... Recuso-me a não comer coisas naturais! Resolvi apenas afastar-me da maioria dos cereais ;)

    ResponderEliminar