domingo, 14 de abril de 2013

Auto-Voluntariado

Fazendo uma auto-análise, sem dúvida que tenho MUITA coisa a melhorar em mim que há muito ficou esquecido... O primeiro passo é parar mesmo que temporariamente de pôr os outros à minha frente.
Desta vez e se tudo correr bem, durante muito tempo, serei eu no topo da lista. Serei a primeira a colocar o meu bem-estar como prioridade principal, mesmo que isso envolva algum tough-love da minha parte. 

O que é que preciso de mudar para me voltar a sentir melhor? Há uns meses convenci-me que era voluntariado que devia ir fazer, que devia de ir para África, despedir-me do meu trabalho e largar tudo para ajudar quem precisa. Até que uma amiga me abriu os olhos e me perguntou qual era o motivo de uma pessoa que não se faz bem nenhum a si mesma, largar tudo e achar que vai conseguir sentir-se bem ajudando a resolver problemas dos outros..quando nem sequer aprendeu a resolver os seus próprios problemas, que tipo de energia iria eu passar para crianças e pessoas que não escolheram estar nas suas situações? Ela sugeriu que fizesse primeiro um "auto-voluntariado". O que é que precisas para te sentir bem, Dany? Eu sei que és saudável e tens uma casa e família, tal como comida, ao contrário de muita gente no mundo, mas se não consegues aproveitar tudo isso e tornares a tua vida em algo melhor, então se calhar não estás pronta para te enfrentar perante tudo o resto.

A pergunta faz eco... O que é que eu preciso? O que é que eu deixei para trás e que mais ninguém vai poder fazer por mim? As respostas vão surgindo e transformando-se numa espécie de lista de deveres, de tarefas, das quais não existe um pagamento em €, apenas se recebe algo energético, um bem-estar e sentido de pertença. O que um voluntário recebe precisamente a longo prazo depois de uma missão. Como voluntária na minha missão humanitária para tornar a minha vida melhor, decidi diariamente focar-me nas seguintes tarefas:

Distrair-me, sair de casa, apanhar sol. Organizar-me, organizar o meu roupeiro e o meu quarto, organizar as minhas viagens. Criar tarefas e ajudar a minha mãe em vez de ficar o dia inteiro no quarto. Organizar o meu escritório, redecorar, torná-lo mais meu. Tomar conta do meu corpo. hidrata-lo, fazer depilação, comprar alguma maquilhagem de qualidade, aprender um pouco mais sobre isso. Tornar a aparência mais cuidada, investindo pelo menos acessórios e cores. Exercício físico por terapia e não como razão directa para perder peso. Caminhadas. Sair com amigos, e também com amigos de amigos. Investir no meu emprego, trabalhar de forma mais focada, mostrando interesse e humildade. Voltar a fotografar, a descobrir música nova. Investir em tempo sozinha, um passeio, uma ida ao cinema ou simplesmente para ir treinar a condução.

Viajar está praticamente como prioridade nº1, porque é algo que adiei demasiados anos em prol de outros. Mas claro... perder peso, o assunto-tabu mascarado de "elefante na sala" de quem nunca ninguém quer falar. Emagrecer continua a ser crucial e a estar lado a lado com o desejo insaciável de viajar. Sendo que a solução desse problema, passa pela criação de uma rotina e numa mudança de hábitos ao longo de todo o dia, tenho noção que terei de tentar intensamente entrar no esquema.. mas sem pressões nem exigências mirabolantes.

Porque eu conheço-me e sei que planos muito complexos permitem muitas desculpas para desistir, decidi simplificar a receita para perder peso em poucos passos... mas eficazes:

- Comer RELIGIOSAMENTE de 3 em 3h . 5 refeições por dia
- Beber RELIGIOSAMENTE 1,5L de água por dia
- Fazer jejum depois das 22h30 (e de um pequenino lanche)
- Investir em saladas, sopas e frutas + proteína
- Cortar o máximo possível os fritos e açúcar, tal como comidas com muita gordura e processadas (croissants, folhados, pizzas pre´-feitas) preferir uma fatia de bolo caseiro feito com stevia, ou pizza com massa fininha caseira, ou fritos com pouquinho óleo / preferir o azeite feitos em casa - tudo com máximo de moderação e apenas quando realmente apetecer.
- Alcool - apenas 1 copo de qualquer coisa por semana, socialmente.

O dia nº1 oficial dessa missão de voluntariado começa amanhã, terá os seus altos e baixos, mas pelo menos é uma missão apenas minha onde as vontades e necessidades alheias não entrarão em choque com as minhas. O objectivo desta missão é uma nova versão de mim, não uma Dany que um dia foi feliz, mas uma Dany que é consciente do que vale e do que merece. Que sabe tirar partido de todas as experiências, incluindo as más. Que é ela mesma e fiel a si mesma acima de tudo. O prémio maior que virá dessa missão será poder uma missão de voluntariado com outras pessoas que poderei certamente ajudar, de coração mais aberto. Se houver mais amor de mim para mim, então é óbvio que abundará para os outros. E esse é o ciclo que devo alimentar.

Obrigada pelas vossas palavras e por estarem aí.

Beijos

4 comentários:

  1. Estou contigo nessa luta!
    Um abraço forte e muita força!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Espero que o inicio da sua misão tenha começado com os altos, pois como disse, terá os baixoxs... mas isto não vai impedir de completar sua misão, que por sinal, achei maravilhosa!

    Olha o que sua amiga, disse, foi de uma grandeza enoOrme, Dany, e olha que não serve somente a ti, mas para mim serviu também! Pois não estava pretende ir a África ou qualquer lugar que necessite de ajuda humanitária a realizar, mas estou sempre, resolvendo os problemas alheios, eesquecendo de mim, acho que por isso, escrevi um post, no meu blog, que estaou desanimda, mais puderá, eu não tento ajudar-me, e sim, sempre alguém... e acabo por carregar nas costas, problemas que muitas vezes ou quase sempre não são de minha responsabilidade. E o que acontece? Esqueço de mim?! Assim , como vc disse, em ajudar sua mãe, que vc termina não ajudando que está tão próxima de ti, e necessita de ajudar e é uma pessoa que te ajuda, eu também dei conta, que não ajudo o meu esposo, quando ele precisa de mim, e olha que ele me ajdua muitíssimo. Isto eu não posso negar!

    Foi muito bom ter lindo o seu post hoje, pois também abriu-me os olhos, para algo, que infelizmente, muitas vezes sabemos, mais precisamos que alguém, nos fale na lata!

    Então Dany, conte comigo, e que sua misão seja de sucesso, mesmo tendo os prós e contras, mais é uma misão pró Dany, assim sim, vc poderá ajudar a quem precisar!!

    Não esqueça! Releia sempre este post, quando desnaimar... eu vou fazer isto!

    Abraços!

    DDD*SempreLia*

    ResponderEliminar
  3. Oi, Dany! Estou maravilhada com as tuas palavras. Realmente, não podemos ajudar os outros sem antes nos ajudar, e você está completa de razão em tudo o que disse. Suas palavras foram muito inspiradoras e me fizeram pensar e querer me melhorar também. Admito que já estava me deixando de lado outra vez, é sempre a mesma cousa: entro de férias, e, como diz o ditado, "mente vazia é oficina do diabo". E é mesmo! Já estava eu me afundando na depressão. É claro que depressão é uma doença e não uma questão de escolha, mas alimentá-la já é diferente. Quero tentar mudar junto com você. Também sou apaixonada pela África e sempre quis fazer voluntariado, mas antes preciso estar forte! Suas metas são boas e simples. Obrigada pelo belo incentivo! Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo incentivo no meu blog.
    Acho que realmente, estou a fazer listas e mais listas, que não se cumprem... devido aos prazos que coloco para mim. Tenho que ser mais realista, mas objetiva. Como disse, relamente, em uma semana muda-se muitas coisas!

    Abraços!

    ResponderEliminar