quinta-feira, 22 de março de 2012

Meditação, o Curso III - Depois

Foi mais uma excelente aula. O que posso dizer depois de quase 2h de meditação?

Quero aprender mais. Decidi que já que vou ter um melhor ordenado, vou continuar o curso para o nível intermédio e avançado com o mesmo instrutor. Tem sido uma viagem muito interessante e agora que chegou ao fim, fiquei com uma sede imensa de aprender mais sobre a filosofia budista. Basta apenas encontrar um horário compatível com o meu (que vai ser muito instável durante uns tempos).

Nesta aula consolidámos o que aprendemos, todas as técnicas estão apuradíssimas, se bem que no meu caso, não tirei o máximo proveito delas nesta sessão porque estava muito cansada e o sono venceu-me algumas vezes. Ainda assim, foi importante ter ido e ter ouvido algumas teorias, ditados e metáforas que foram mencionadas.

Vou começar definitivamente, uma prateleira só para livros sobre Budismo e continuar a praticar meditação diariamente. Quanto à alimentação, no que respeita a esta filosofia, é totalmente vegetariana e eu não me sinto preparada para uma mudança tão drástica. Já estive vários meses sem ingerir qualquer tipo de carne e não me custou nada, mas comia peixe, ovos, leite, manteiga e queijo. Confesso que tenho alguma dificuldade em conceber sequer a ideia de os abolir completamente. Neste momento praticamente nunca como carne, só uma vez em cada 3 meses e se comer é frango ou peru e muito pouquinho.

Acho que o consumo de carne sim, vai cessar completamente (por mais que os amigos achem incómodo quando me convidam para comer em casa deles ou um capricho meu...). Em relação ao resto, vou precisar de um pouco mais de tempo, porque além de difícil também é um pouco mais caro o consumo destes produtos alternativos. Logo veremos como me sinto no futuro :)

Quanto ao resto da alimentação, está acima de tudo, equilibrada. Quando acho que comi demais numa refeição, compenso na outra e faço mais exercício. Mas compulsões, fritos, doces, aperitivos ou pão a mais, nem vê-los. Já lá vão quase 5 dias sem abusos e equilibrados. Espero que se multipliquem rapidamente!
Houve uma altura em que os dias saudáveis eram raros e mal me conseguia lembrar deles em sequência. Agora quero inverter essa tendência e fazer dos descuidos, dias escassos num calendário quase 100% saudável e equilibrado!

Quanto ao exercício, antes que enjoe de fazer bicicleta convencional em casa, vou começar a procurar um ginásio baratinho e perto de casa para poder fazer SPINNING, que saudades que tenho! Eventualmente quando me sentir preparada, saio do ginásio e começo a fazer yoga apenas. Já tenho uma escola em vista, com uma professora conhecida do meu namorado. Já tenho as melhores referências dela. Um dia lá hei de chegar. Para já, meditação e queimar ao máximo as gordurinhas :)
Beijo grande e até breve!


3 comentários:

  1. Olá :D

    Ler o teu post fez-me lembrar duma coisa muito interessante. O ano passado eu passei pelo Nepal nas férias, e em Katmandu visitei um mosteiro fantástico, o mosteiro de Kopan. Ora este mosteiro acolhe pessoas normais (como nós), que querem aprender mais sobre o budismo e sobre a meditação :) E tem cursos de um mês por exemplo. Lembrei-me disso :)

    Eu confesso que a minha religião preferida é o hinduísmo :) Nas minhas viagens já contactei com todas as religiões, e esta é mesmo aquela que me enche as medidas :D Além disso, eles inventaram o Yoga, só por aí já são fantásticos :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. hello! ainda bem q os dias estão a correr bem q venham muitos mais,
    adorava fazer meditação! deve ser fantástico!

    vou seguir o teu cantinho!
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Parece que vai tudo bem encaminhado!
    A decisão de reduzir ou mesmo aniquilar a carne da tua alimentação só depende de ti e das tuas convicções e os teus amigos vão ter de compreender isso :)
    Com a primavera e o verão já temos a alternativa de fazer exercício fora de casa e desfrutar de um tempo agradável.
    beijinhos

    ResponderEliminar