segunda-feira, 25 de junho de 2012

Admitir Qualidades

Hoje o dia está a correr bem, dei umas valentes machadadas em alguns dos meus defeitos ou comportamentos péssimos que costumo ter. O engraçado é que foi inconsciente, até porque ontem quando vos escrevi decidi começar a corrigir-me, mas calmamente sem ter que ser necessariamente hoje a partir do segundo em que acordo, ainda assim, sem qualquer tipo de "compromisso" ou pressão de "To Do List", acordei, pesei-me, fiz um chá de menta, com 2 torradas com pouquíssima becel e ainda 2 kiwis pequenos, calmamente, sem ver TV. Depois levantei-me e fui lavar a loiça que tinha restado da noite de ontem, limpei o fogão, as paredes por cima do fogão, arrumei o frigorífico, tirei os tachos que tinham la restos de comida, passei-os para tupperwares, lavei os tachos, limpei prateleiras, deitei fora o que já não estava capaz, pus os legumes de parte que tinham de ser comidos para o meu almoço, limpei o microondas, limpei a tostadeira, a torradeira, o aparador. Depois pus a couve flor e broculos a cozer e fiz um puré com a varinha mágica, juntei leite magro, uma colher de chá de becel, noz moscada e pimenta. Acompanhei com atum no meu almoço e mais uma vez não vi TV. A seguir planeio desinfectar o caixote de lixo, arrumar a dispensa e o quarto + sala. Depois tomar um banho, ir ao cinema e jantar com uma grande amiga. :)
Até ao momento ainda não fiz nada aos calcanhares nem aos lábios nem às unhas e ai de mim. Tenciono manter-me fiel a mim mesma e evitar fazer comentários pejorativos sobre mim. Eu sei rir de mim, mas também tenho de saber elogiar-me.
Nesse sentido e como sugerido pela Sweet 68, decidi também escrever-me-vos sobre as minhas qualidades, porque como ela bem disse, também é preciso saber reconhecer as coisas boas. Apesar de ser estranho "falar bem de mim" e o tempo que demorou para conseguir lembrar-me, aqui vão algumas:

- Tenho uma grande empatia e ligação para com todos os seres vivos. Pessoas, animais, natureza em geral. Talvez não seja tão compreensiva com insectos e rastejantes, mas são a única excepção.
- Sou educada com todas as pessoas, sejam de que posição social forem, cor, raça, aspecto. Aliás, trato todas as pessoas da mesma maneira, socialmente. Sei respeitar e... ver as pessoas.
- Sei perdoar e encontro sempre um lugar a mais no meu coração 
- Sou maternal com as pessoas mais próximas, mimo, ralho, preocupo-me e, acima de tudo, estou lá, seja a que horas for ou onde.
- Sou bem disposta e bem humorada, sei divertir-me e sei perder a timidez quando tem de ser. 
- Não escondo a criança que há em mim, se me virem a cantar o Dartacão no meio da rua com amigos ou a fazer corridas escada abaixo ou acima, não se admirem.
- Faço o que sinto, sou impulsiva e tenho orgulho de saber responsabilizar-me em relação a todas as decisões que tomo. Aceito as consequências, não olho para trás nem me arrependo de nada do que fiz até hoje.
- Tenho uma ligação especial à música desde pequena e tenho uma cultura musical de que me orgulho.
- Sei expressar-me, principalmente, pela escrita. Tenho um poder inato descritivo, consigo identificar mil e umas formas de transcrever uma situação simples e sei introduzir sons, sabores, cheiros, só em palavras. Quando tinha 6 anos decidi que seria escritora e apesar de muitas dúvidas pelo caminho, ainda não desisti de escrever o meu primeiro livro. 
- A minha sensibilidade para com o mundo e com as artes é um ponto forte. Pintura, cinema, culturas, línguas, etc.
- Procuro instintivamente (especialmente quando começo a entrar numa fase mais difícil) um comportamento pacífico que procura o equilíbrio e o seu centro, tenho mente aberta para com muitas temáticas relacionadas com espiritualidade.
- Tenho um espírito também aventureiro que se alia a uma vontade insaciável de conhecer pessoas novas, locais novos, hábitos, tradições, línguas. Estou convencida que o meu caminho terá de passar um pouco por todo o mundo, pois será nessas viagens que eu vou finalmente encontrar a "minha história", e os personagens e factos que vão construir a minha primeira obra de ficção.
- Quando me apaixono, é tão intenso que eu julgo que dura mesmo o resto da vida, desde que a outra pessoa se comprometa e seja sempre ela mesma, sem me iludir em nada. Entrego-me de corpo e alma em todos os sentidos.
- Fisicamente também tenho pontos fortes, mesmo com excesso de peso. Não posso esquecer-me de continuo a ser bonita, uma figura com boas formas, cabelo forte e bonito, olhos expressivos, bochechas diferentes do normal :)

Seja como for, eu mereço ser feliz. Eu mereço o meu perdão por todas as maldades que me possa ter feito. Mereço o meu respeito e amor incondicional.

Custou, mas foi :)


5 comentários:

  1. QUE MANHÃ!!

    e essas qualidades compensam todos os defeitos!

    bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Gostei muito de ler a lista das tuas qualidades :D Pareces uma óptima pessoa ;) Ainda bem que estás a fazer um esforço para lutar contra as características que não aprecias tanto em ti, e que estás a ser bem-sucedida :) Desejo-te muito boa sorte ;)

    Quando tiveres um tempinho também gostava de te conhecer ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  3. Saber admitir os nossos defeitos é importante, mas neste momento da tua vida, admitir as qualidades também é extremamente importante :)

    Gostei mesmo de conhecer-te melhor e perceber que estás a fazer um esforço para mudar :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Amei muito sua lista de suas qualidades!
    Parabéns por se tão humano e tão forte!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. tomar o pequeno almoço relaxadamente , tenho para mim que pode ser o inicio smp de um belo dia :p pelo menos para mim!
    reflectir sobre nós também como já disse é smp uma mais valia, no nosso auto-conhecimento, ajuda nos fundamentalmente a apontar os pontos fortes e fracos, podendo assim mais eficazmente corrigir aquilo que está mal, e cm tu dizes bem lentamente, pq nd muda da noite para o dia, muito menos a postura perante a vida de uma pessoa ! portante há que trabalhar nisso ! e mt ! eu mesma luto tds s dias, para me conhecer e tornar m numa pessoal melhor!
    heina com tantas qualidades ! :) só podias ser uma boa pessoa!
    estás perdoada ! agora segue em frente ! :)

    ResponderEliminar