quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dos maus hábitos e péssimas rotinas

Não há nada pior do que perceber que os últimos meses foram uma colecção de maus-tratos emocionais a mim mesma. E claro que estes maus-tratos acabam por ter evidências físicas. A quantidade absurda que tenho de celulite é assustadora, para não falar da roupa que não serve, da que fica apertada e do meu diâmetro. Tenho a sorte de ter tudo bem espalhado, mas a zona das ancas acaba sempre por surpreender (negativamente).
Acabar uma relação de 5 anos é difícil o suficiente, mas a minha cabeça achou que comer porcarias à noite ia de alguma forma atenuar a situação. Gostava, realmente, de ser como aquelas pessoas que quando passam por um momento difícil conseguem arranjar forças para se distraírem no exercício físico, no trabalho ou na pintura.. e mantêm uma alimentação normal e equilibrada, claro que não falo das que param simplesmente de comer porque isso é outra forma de maus-tratos, mas confesso que me passa pela cabeça durante meio segundo, o quanto seria melhor se (já que a tendência é afundar-me) comesse pouquíssimo e ficasse com os louros desse emagrecimento rápido.
Mas não, eu como... e vejo séries. Vou dormir já de manhã e acordo tardíssimo, acabando por ficar tipo 'vegetal' até à hora de ir trabalhar (tenho um horário complementar ao das outras pessoas, horário nocturno, trabalho até às 2h da manhã - ultimamente saio quase às 3h para adiantar trabalho). Estão as pessoas a chegar a casa do trabalho e eu sair de casa para ir para o meu, muitas vezes sem praticamente ver a luz do dia.
As consequências disto? 20kg a mais em 1 ano e meio.
Hoje aconteceu quase o mesmo, mas consegui controlar a porcaria e decidi que ia ser diferente, mais não fosse porque, apesar de ir dormir quase de manhã, de novo, pelo menos ia depois de escrever sobre este problema abertamente e propor um plano para o combater. Quebra na rotina, certo?
Esta bola de neve há de reverter o seu tamanho e percurso. Nem que tenha de passar um dia a cafés e só com 4h de sono.

Como quebrar a rotina:
Acordar às 11h, embora me vá deitar às 7h. Beber café e um bom pequeno almoço e ir andar a pé antes do almoço. Calçar os ténis antes de deixar o cérebro começar a inventar desculpas para não ir. Almoçar algo leve e antes de pensar em dormir a sesta, vir escrever ao blog sobre o meu plano de combate a estes 20/25kg, deambular pelo Pinterest. Arrumar o roupeiro, lanchar e ir aspirar o carro. Ir trabalhar. Jantar sopinha e fruta e levar um lanchinho leve para comer pelas 23h (ver se combato também a fome nocturna). Chegar a casa pelas 2h15. Escrever no blog que o dia foi um sucesso e o que comi. Estar na cama às 3h e descansar.

No dia seguinte - repeat. Variando as tarefas do dia, claro.


Beijos!

6 comentários:

  1. Querida Danny, compreendo-to perfeitamente! Mas todas estas ideias para quebrares a rotina vão resultar, vais ver!!! E ainda assim o que te posso recomendar é que também tenhas alguma atividade que te dê prazer. Nem que seja o contemplar a natureza, o conversar com amigas. No meu caso, além disso, é ver o mar, e desde que descobri a meditação e o reiki, tenho-me sentido muito melhor. O fazer algo que nos dê prazer liberta certos neurotrasnmissores que nos fazem ainda sentir melhor. É uma boa pescadinha de rabo na boca ;-) Vais conseguir dar a volta e anda cá partilhar, ajuda! Força! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nós entramos numa rotina e parece que somos cavalos com palas nos olhos, deixamos de poder ver o que vai em volta. Sair da rotina faz precisamente isso e é desses abanões que precisamos de vez em quando. Para mim, custa os 3 primeiros dias, depois começas a tirar isso de letra, vais ver. Beijo e obrigada pela força.

    ResponderEliminar
  3. Querida, para te ajudar a vencer esta fase inicial, que é sempre o mais complicado... é estar sempre presente no momento do AGORA. Só assim vais conseguir pensar antes de agir compulsivamente a qualquer coisa. Só assim te vais permitir seres TU a escolheres o que é bom para ti em vez de agir em modo automático!

    por isso... vive tranquilamente e a cada 3 horas pensa exatamente o que vais comer... organiza os teus lanches e refeições com antecedência para evitar uma ou outra "folga".

    Keep going!

    Alex

    ResponderEliminar
  4. Importa é ter um plano e esse já o traçaste! Agora é ver se te dás bem com ele e fazer os ajustes que eventualmente aches necessários! :)

    Tás cheia de vontade, por isso, vais conseguir! :)**

    ResponderEliminar
  5. Não deve ser nada fácil ter esse horário de trabalho... Mas o mais importante és tu e o teu bem estar, por isso apoio a 100% o teu plano de mudança! Trata bem de ti...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Antes de mais gostei da nova cara que deste ao blog, por acaso também ando a precisar de mudar o meu...
    Quanto ao teu dia-a-dia, parece-me que tens umas ideias em mente muito boas, agora tens de a colocar em prática! É muito fácil ter ideias e até sabemos que resultam, por isso é necessário que faças algo que gostas, que te dê realmente prazer e vais ver que começas a adquirir novos hábitos!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar